Sem-Abrigo - Janeiro 2009



Havendo várias populações na zona de Lisboa com necessidades específicas, a população sem-abrigo é-nos particularmente sensível devido à sua visibilidade nas principais artérias e monumentos da cidade que não nos deixa indiferentes.

Frequentemente damos por nós a pensar no motivo que os levou a viverem na rua e se esse motivo estará assim tão longe de nós…

A segunda campanha de solidariedade para a qual todos fomos convocados, teve como principal objectivo a recolha de agasalhos de Inverno, necessidade verificada aquando da entrega dos bens recolhidos no âmbito da campanha anterior.

Assim, no serão do passado dia 23 de Janeiro, um grupo de colegas procedeu à separação dos bens recolhidos consoante se tratassem de mantas, camisolas, casacos, calças, luvas, etc. e à preparação de 25 sacos com alimentos para distribuir a quem deles mais necessitasse.

Depois de tudo preparado e encaixotado, convenientemente acondicionado dentro de três viaturas da Ferconsult, iniciou-se, debaixo de chuva, o percurso Santa Apolónia - Terreiro do Paço – Cais do Sodré - Avenida da Liberdade – Martim Moniz.


Encontraram-se pessoas que poderiam ter sido nossos colegas de escola ou de trabalho, idosos, menores de idade, grávidas, toxicodependentes e outros já enraizados no sítio onde fomos ao seu encontro e dos quais é difícil adivinhar a idade ou até o género. Na generalidade, foi com simpatia que nos receberam ou se dirigiam a nós, perguntando por roupa, alimentos ou capas de plástico que usam para impedir que o pouco que têm fique molhado e incapaz de utilizar. É perceptível a habituação que esta população já adquiriu em ser sistematicamente ajudada desta forma instantânea e volátil.
Com certeza todos eles precisam de ajuda e não é um saco de alimentos que mal dá para uma refeição ou uma manta lavada que farão a diferença na vida destas pessoas, mas naquela noite fez toda a diferença…

Sem comentários:

Enviar um comentário